Domingo, 28 de Julho de 2013

O papel das gorduras na nutrição humana

O papel das gorduras na nutrição humana


A necessidade diária de gordura em adultos humanos saudáveis é de cerca de 100 gramas. Para ser particularmente precisa, a necessidade fisiológica de gorduras homens gamas 70-154 g / dia para mulheres - 60-102 g / dia, dependendo da idade e da carga física até 5,5 anos - 6,5 g / kg de peso corporal .


Antes de considerarmos o papel das gorduras na nutrição humana dará a caracterização bioquímica desses compostos.

 

As gorduras (lipídios) consistem na molécula de glicerol, que é conectado com três ácidos graxos, daí o nome, e outro destes compostos - triglicérides.

 

Os ácidos gordos são divididos em três tipos:
1) Saturada - limitar hidrogénio saturado (palmítico, esteárico, araquídico);
2) monoinsaturados (uma dupla ligação) - ácido palmitoléico, ácido oleico;
3) poli-insaturados (com várias ligações duplas.) A posição deste último em relação à ligação dupla átomos de carbono os ácidos gordos dividido pelo ómega-6, omega-9, omega-3
- Omega-6 ácidos graxos (incorporada chamado de vitamina F) - linoléico, y-linolênico, araquidônico (eykozotetraenovaya). Encontrado em óleos vegetais;
- Omega-3 os ácidos gordos - A-linolênico, timnodonic (eicosapentaenóico) clupanodónico (dokozopentaenovaya) tservonovaya (docosahexaenóico). A fonte é o óleo de peixe.


A biologicamente ativos são os ácidos graxos, pois eles são mais fáceis de reagir com outras substâncias dupla ligação local instável. Note-se que os ácidos gordos determinam principalmente as propriedades de gordura. Quanto mais gorduras mono e ácidos graxos poliinsaturados (oleico, linoleico, linolênico, araquidônico), então eles são biologicamente mais ativo e menor a sua temperatura de fusão. Portanto, as gorduras vegetais (óleo de oliva, óleo de girassol, óleo de milho) à temperatura ambiente, são líquidos. Por outro lado, as gorduras que contêm uma grande quantidade de ácidos gordos saturados (esteárico, palmítico) - Sólido: exemplos são a manteiga, carne de porco, gordura de carneiro.

 

Temos que complementar da temperatura de fusão depende da absorção de gordura. Óleos vegetais fusíveis, óleo de peixe é quase completamente absorvido pelo organismo, com pouco dispêndio de energia. Manteiga, ponto de derretimento 27-30 C absorveu apenas 95%, gordura de carneiro, ponto de fusão superior a 55 ° C - 90%.

 


No corpo de gorduras saturadas podem ser formadas a partir de hidratos de carbono e proteínas, mas que não estão completamente substituído.

 

 

A função biológica das gorduras (lípidos).


1. construção
a) estão nas membranas lipídicas de células e estruturas celulares. Os fosfolípidos formam o componente estrutural da célula glicolípidos de membrana operar a função de receptor e uma função de interacção com outras células;
b) o elemento de base de surfactante pulmonar é representativa de uma classe de gorduras fosfatidilcolina;
c) as gorduras crianças são os principais blocos de construção do cérebro em desenvolvimento.

 

2. protetor
a) lipídios formam um escudo protetor ao redor dos órgãos vitais, corrigi-los e protegê-los de danos mecânicos;
b) a parte de gordura da secreção das glândulas sebáceas e protege a pele de secar;
c) a camada subcutânea de gordura protege o corpo de superaquecimento e arrefecimentos, como a gordura é mau condutor de calor.

 

3. Envolvidos no metabolismo
a) em conjunto com um corpo gordo queda vitaminas lipossolúveis A, E, D, K, fosfolipídios, estearina;
b) cálcio e de magnésio antes de a absorção no tracto digestivo para submeter a saponificação de gorduras a ácidos gordos;
c) são fontes de lípidos no corpo de água. Quando eles são formados pela oxidação da água é mais elevada do que a oxidação de outros nutrientes.


4. Hormonal.
a) executar uma função reguladora, sendo a base de hormônios esteróides;
b) tecido adiposo durante a menopausa compensatória aumenta a formação de estrogênio, o que permite que as mulheres com massa corporal normal ou alta para superar essa fase da vida é mais relaxado.


5. Energia.
A oxidação de 1 grama de gordura fornece 9 calorias do corpo. Os triglicerídeos são gorduras são o depósito de energia primária do corpo durante a fome. Nas células gordas (adipócitos) gorduras podem ser de 65-85% da massa. Para o músculo estriado, fígado e gorduras nos rins são a principal fonte de energia.

 

 

Considere o processo de assimilação dos lípidos provenientes de alimentos.


No estômago, a cerca de 10% de gordura (essencialmente vegetal e leite) são digeridos sob a influência de lipase gástrica. Sob a ação da pepsina gástrica membranas celulares dissolvidos conexão shell adiposas de gordura são destruídas e, portanto, é liberada a partir dos produtos de células de gordura.


Quando lípidos entrar no intestino delgado, e eles são emulsionados pela bilis começam digerido pela lipase pancreática, dividindo-se em glicerol e ácidos gordos. Em seguida, os ácidos gordos com uma cadeia de carbono longa absorvido a partir do intestino delgado nos enterócitos, onde são sintetizados a partir de matérias gordas, específicos para o corpo humano. Isso é tudo habilmente inventado por natureza. Estas gorduras são, então, transferidos para a linfa como quilomicrons. Os ácidos gordos de cadeia curta e com comprimento de cadeia média (de pelo menos 14 átomos de carbono) são introduzidas no sangue na forma livre.


Vamos falar sobre o teor de gordura dos produtos alimentares básicos.


Manteiga, ghee vegetal, margarina, banha de porco, gordura de cozinha - muito grande (mais de 80 g por 100 g de porção comestível dos alimentos).


Grande (20-40 g por 100 g de porção comestível de alimentos) - 20% de gordura creme de leite e mais creme, defumados e cozidos lingüiça, carne de porco, pato, ganso, arenques, bolos, halva, chocolate.
Moderada (10-19 g por 100 g de porção comestível de alimentos) - queijo derretido, queijo cottage gordura, sorvete, carne bovina, carne de carneiro, ovos, galinha gorda, salsichas de carne, salmão, esturjão, Pacific sauro, arenque gordo, ovas de peixe, abacate.
Pequeno (3-9 g por 100 g de porção comestível de alimentos) - leite, iogurte desnatado, queijo negrito, leite gelado, carne de carneiro, carne bovina e de frango baixo teor de gordura, cavala, carapau, arenque baixo teor de gordura, espadilha, salmão, muffin , doces fondant, farinha de aveia.


Queijo com baixo teor de gordura cottage, iogurte desnatado, poleiro, bacalhau, pescada, maruca, feijão, cereais, pão - muito pequena (menos de 3 g por 100 g de porção comestível dos alimentos).

 

O mais perigoso no excesso de consumo de gordura?
Vem à acumulação excessiva de gordura no sangue, fígado e outros órgãos, o aumento da viscosidade do sangue, o que predispõe para o desenvolvimento de trombose, a progressão da aterosclerose. O aumento do peso do corpo, há uma obesidade mórbida, com consequências típicas. O que é particularmente importante notar: um excesso de ácidos gordos poli-insaturados, em detrimento de óleos vegetais produz uma grande quantidade de metabolitos oxidados, sobrecarregar a função hepática e renal, diminuindo a imunidade. Acredita-se que uma excepção é o azeite, que contém menos do que os ácidos gordos poli-insaturados e de ácido oléico monoinsaturado muito, portanto, é menos oxidado e todos podem ser utilizados em grandes quantidades.

 


Gordura restrição mostrado:
- Na aterosclerose;
- Com pancreatite;
- Hepatite;
- Com colelitíase;
- Para a gota;
- Com enterocolite aguda;
- Diabetes tipo 2;
- Para obesidade.

 


Falta de gordura na dieta parece seco e doenças da pele pustulosa, perda de cabelo, problemas digestivos, baixa resistência à infecção, perturbações taxas de vitaminas solúveis em gordura. Existe um atraso no desenvolvimento sexual feminina pode ser reduzida função reprodutiva, interrompeu o ciclo menstrual.


Dieta rica em gorduras imagem mostrada na tuberculose, hipertireoidismo, exaustão. O aumento é alcançada principalmente através de produtos lácteos e produtos hortícolas para a quantidade diária de 105 -120 g

 

Consulte também o artigo Valor nutricional das gorduras

publicado por Sofia às 19:40
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1 comentário:
De tania a 31 de Março de 2014 às 18:28
Adorei o post

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