Terça-feira, 20 de Junho de 2017

Depressão: esta mudança minúscula na sua dieta tem efeito protetor

 

Esta pequena mudança na sua dieta pode ser suficiente para reduzir o risco de depressão.
 
 
Uma dieta mediterrânea, incluindo frutas, vegetais e leguminosas, pode prevenir a depressão, revela um grande estudo.

As pessoas só tiveram que fazer mudanças relativamente pequenas para ver os benefícios.

O cientista pensa que a depressão pode ser parcialmente prejudicada pela falta de nutrientes essenciais.

O estudo incluiu 15.093 pessoas que foram seguidas ao longo de 10 anos.

As pessoas que relataram comer mais nozes, frutas e vegetais foram consideradas seguindo a dieta do Mediterrâneo mais de perto.

Aqueles que comeram mais carnes e doces foram considerados como se afastando da dieta saudável.


Os benefícios da dieta provavelmente estão relacionados a níveis mais altos de ômega 3 e outros nutrientes essenciais.


A Dra. Almudena Sanchez-Villegas, que liderou a pesquisa, disse:


"Queríamos entender o papel que a nutrição desempenha na saúde mental, pois acreditamos que determinados padrões alimentares podem proteger nossas mentes.

Essas dietas estão todas associadas a benefícios de saúde física e agora achamos que elas poderiam ter um efeito positivo na nossa saúde mental.

O papel protetor é atribuído às suas propriedades nutricionais, onde castanhas, legumes, frutas e vegetais (fontes de ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais) podem reduzir o risco de depressão ".

Alterações dietéticas relativamente pequenas foram suficientes para reduzir o risco de depressão, explicou o Dr. Sanchez-Villegas:


"Um efeito de limiar pode existir.

A diferença notável ocorre quando os participantes começam a seguir uma dieta mais saudável.

Mesmo uma adesão moderada a esses padrões alimentares saudáveis ​​foi associada a uma importante redução no risco de desenvolver depressão.

No entanto, não vimos nenhum benefício extra quando os participantes apresentaram alta ou muito alta adesão às dietas.

Assim, uma vez que o limite é alcançado, os planaltos de risco reduzido, mesmo que os participantes fossem mais rigorosos com suas dietas e comendo mais saudáveis.

Este padrão dose-resposta é compatível com a hipótese de que a ingestão sub-ótima de alguns nutrientes (principalmente localizados em baixos níveis de aderência) pode representar um fator de risco para depressão futura ".

publicado por Sofia às 13:47
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